Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Produções / Artigos / 2020

2020

I. Livros publicados/organizados ou edições

 

NISHIWAKI DA SILVA, A. R.; BORIOLLO, Beatriz de Cássia (Org.) . Quando os olhos se abrem: Educação Infantil em Contexto. 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.

VEDOVATTO Dijnane; ANANIAS, E. V. (Org.) ; Costa Filho, R. (Org.) . O estágio curricular supervisionado da educação física no Brasil: formação, influências, inovação pedagógica e perspectivas. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2020.

GALIZIA, F. S.; LIMA, E. F. . Diário de um Professor Universitário: o ensino de Música na perspectiva intercultural. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 257p .

 

 II. Capítulos de livros publicados

 

SOUZA NETO, Samuel ; VEDOVATTO, Dijnane ; POLATI, Celia ; Henrique, José . Por uma pedagogia da formação no estágio supervisionado em Educação Física: Desafios e possibilidades para a prática como espaço de formação. In: Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento Alexandra Garcia Graça Regina Franco da Silva Reis Naiara Miranda Rust Victor Giraldo. (Org.). DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1ed.Rio de Janeiro: , 2020, v. 2, p. 3223-3256.

VEDOVATTO Dijnane; SOUZA NETO, Samuel . Os desafios do estágio curricular supervisionado em Educação Física na parceria entre universidade e escola. In: Dijnane Vedovatto; Elisangela Ananias; Roraima Costa Filho. (Org.). O estágio curricular supervisionado da educação física no Brasil: formação, influências, inovação pedagógica e perspectivas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 1, p. 5-.

LIMA, M. S. B. C. ; TOMAZZETTI, C. M. ; ZUIN, P. B. . Ensino da língua inglesa na educação infantil: o aprender brincando. In: Poliana Bruno Zuin. (Org.). Linguagens na educação infantil: olhares e vozes. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2020, v. , p. 167-185.

BORIOLLO, Beatriz de Cássia ; NISHIWAKI DA SILVA, A. R. . A importância do ambiente na Educação Infantil: práticas pedagógicas e formação continuada. In: Alexandre R. Nishiwaki da Silva, Beatriz de Cássia Boriollo. (Org.). Quando os olhos se abrem: Educação Infantil em Contexto. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, v. , p. 97-110.

NISHIWAKI DA SILVA, A. R.; BORIOLLO, Beatriz de Cássia . Dialogar com o mundo: a cultura e a arte na Educação Infantil. In: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva. (Org.). Quando os olhos se abrem: Educação Infantil em Contexto. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editoras, 2020, v. , p. 167-182.

NISHIWAKI DA SILVA, A. R.; BELLINI, D. M. G. ; Mello, Roseli Rodrigues . EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: PESQUISAS E PERSPECTIVAS. In: Luiz Paulo Cruz Borges, Sandra Maciel, Anelise Nascimento, Patricia Baroni, Wania Gonzalez. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas tensões e perspectivas na relação com infâncias, juventudes e vida adulta. 1ed.Petrópolis: DP et Alii, 2020, v. 1, p. 979-988.

GAMA, RENATA PRENSTTETER. O movimento do estágio supervisionado compartilhado da Licenciatura em Matemática na UFSCar: políticas, programas, práticas e pesquisas. In: Armando Traldi Jr; Douglas da Silva Tinti; Rogério Marques Ribeiro. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: processos, desafios e articulações com a educação básica. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, v. , p. 153-170.

BARBOSA, J. B. ; FERNANDES, N. A. M. ; SALES, N. L. L. . Itinerários de uma pesquisa multidisciplinar: questões metodológicas.. In: Marinalva Vieira Barbosa; Natália Ap. Morato Fernandes. (Org.). Políticas Públicas para a Formação de Professores: impactos e desafios.. 1aed.Campinas, SP: Mercado das Letras, 2020, v. 1, p. 117-138.

FERNANDES, N. A. M. ; SALES, N. L. L. . Cooperação e conflito: interações complexas entre professores no âmbito do Pibid.. In: Marinalva Vieira Barbosa; Natalia Ap. Morato Fernandes. (Org.). (Org.). Políticas Públicas para a Formação de Professores: impactos e desafios.. 1aed.Campinas, SP: Mercado das Letras, 2020, v. 1, p. 215-230.

BARBOSA, J. B. ; FERNANDES, N. A. M. ; SALES, N. L. L. . Itinerários de uma pesquisa multidisciplinar: questões metodológicas.. In: Marinalva Vieira Barbosa; Natália Ap. Morato Fernandes. (Org.). Políticas Públicas para a Formação de Professores: impactos e desafios.. 1aed.Campinas, SP: Mercado das Letras, 2020, v. 1, p. 117-138.

FERNANDES, N. A. M. ; SALES, N. L. L. . Cooperação e conflito: interações complexas entre professores no âmbito do Pibid.. In: Marinalva Vieira Barbosa; Natalia Ap. Morato Fernandes. (Org.). (Org.). Políticas Públicas para a Formação de Professores: impactos e desafios.. 1aed.Campinas, SP: Mercado das Letras, 2020, v. 1, p. 215-230.

ARXER, Eliana Alves ; ZANON, DULCIMEIRE APARECIDA VOLANTE . UM ESTUDO DA INTERFACE ENTRE ARTIGOS TEÓRICOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS COM A PRÁTICA DE UMA PROFESSORA ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Um estudo da interface entre artigos teóricos sobre formação de professores reflexivos com a prática de uma professora atuante na Educação Básica. 1ed.Piracanjuba-GO: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. III, p. 262-267.

GOMES, Bruna Cristina Carvalho ; ZANON, DULCIMEIRE APARECIDA VOLANTE . Processo de reflexão colaborativo para a prática docente: Ensino com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Série Educar - Volume 10 Tecnologia. 1ed.: Editora Poisson, 2020, v. 10, p. 126-132.

RODRIGUES, F. C. ; GALIZIA, F. S. . Roda de samba na escola: o educar-se em relações étnicos raciais em uma escola do Programa de Ensino Integral de Ensino Fundamental anos iniciais. In: Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz. (Org.). Educação das Relações Étnico-Raciais: histórias e culturas afro-brasileira e africana. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, v. 1, p. 100-116.

GALIZIA, F. S.; LIMA, E. F. . Educação musical universitária na perspectiva intercultural. In: Maria Antônia Ramos de Azevedo. (Org.). Pedagogia universitária em foco. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2020, v. 1, p. 79-104.

FERRARI Jr., J. ; RINK, Juliana . Formação continuada a distância: o olhar de professores da educação profissional. REVISTA HIPÓTESE, v. 6, p. 263-282, 2020.

RINK, JULIANA; MEGID NETO, JORGE . Ambientalização curricular na educação superior: características e tendências de dissertações e teses brasileiras (1987-2009). ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 5, p. 1-23, 2020.

 

III. Artigos completos publicados em periódicos

 

FERNANDES, F. L. P. ; SOUSA, M. C. . Desenvolvimento Curricular e a Dimensão Sociocultural em uma disciplina de Funções na Licenciatura em Educação do Campo. ENSINO EM RE-VISTA, v. 27, p. 500-518, 2020.

LEANDRO, E. G. ; SOUSA, M. C. ; ANDRADE, J. A. A. . Organização do ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 390-424, 2020.

SOUSA, M. C.. Conhecimentos sobre ensino de Matemática e formação de professores produzidos em pesquisas no contexto do GPEFCom. Revemop, v. 2, p. 1-28, 2020.

SOUSA, M. C.; ZANON, D. A. V. . Formação de professores no contexto do mestrado profissional em educação da UFSCar. Devir Educação, v. 4, p. 104-125, 2020.

FANCIO, A. C. A. ; GREGOLIN, I. V. . A língua portuguesa como objeto de ensino no Brasil. REVISTA METALINGUAGENS, v. 7, p. 51-67, 2020.

ALMEIDA, T. M. M. ; FERNANDES, J. R. ; SISLA, H. C. . Leitura e Educação de jovens e adultos. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE), v. 63, p. 103-122, 2020.

GARCIA, M. G. ; SISLA, H. C. . Atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas. Revista de Educação (PUCCAMP), v. 25, p. 1-16, 2020.

NISHIWAKI DA SILVA, A. R.. Paulo Freire e o conceito de Cultura: contribuições para compreender a educação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 15, p. 15-36, 2020.

BORGES, F. A. ; NISHIWAKI DA SILVA, A. R. . O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador. Interface (Botucatu. Online), v. 24, p. 24, 2020.

NISHIWAKI DA SILVA, A. R.. Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil. REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, v. 11, p. 113-124, 2020.

BRANDÃO, S. M; BIAZOLLI, C. C. ; SENE, M. G. . Preconceito linguístico dentro e fora da rede: o projeto, a construção dos corpora e os resultados preliminares. Revista Falange Miúda, v. 5, p. 222-243, 2020.

VEDOVATTO, Dijnane; RIBEIRO, R. A visão dos estagiários sobre a docência. Journal of Sport Pedagogy and Research, v. 1, p. 04-13, 2020.

VEDOVATTO, Dijnane; RUBINO, M.; Guarda, V. Sobre o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 30, p. 01-17, 2020.

ARANTES, A. C. ; GAMA, RENATA PRENSTTETER . Ações de equipes gestoras para o ensino de matemática nos anos iniciais. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v. 22, p. 1-12, 2020.

BEDAQUE, PAULO ; BRETONES, PAULO SERGIO . O Sol está sempre a pino ao meio-dia?. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 42, p. e20190025-e20190025-13, 2020.

GONÇALVES, PAULA CRISTINA DA SILVA ; BRETONES, PAULO SÉRGIO . Um Panorama de Pesquisas do Campo da Educação Sobre a Lua e suas Fases. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 26, p. 1-23, 2020.

HORVATH, K.A. ; BRETONES, P.S. ; HORVATH, J.E. . Interdisciplinary study of the synthesis of the origin of the chemical elements and their role in the formation and structure of the Earth. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 42, p. e20200160-e20200160-16, 2020.

SANTOS, A. R ; NETTO, M. S. L. ; ZANON, D. A. V. . A reflexão na formação inicial de professores: contribuições das perguntas pedagógicas e das narrativas. Rev.Int. de Form.de Professores, v. 5, p. 1-18, 2020.

SOUSA, M. C. ; ZANON, D. A. V. . Formação de professores no contexto do mestrado profissional em Educação da UFScar. Devir Educação, v. 4, p. 104-125, 2020.

GODOY, A. J. ; GALIZIA, F. S. . ?A literatura me acuava ou o professor me acuava??: percepções de licenciandos em letras sobre suas aulas de literatura. LINGUASAGEM (SÃO PAULO), v. 33, p. 188-207, 2020.

GODOY, A. J. ; GALIZIA, F. S. . Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas. CLARABOIA, v. 1, p. 57-73, 2020.