Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial / Produções / Artigos / 2019

Publicações: Ano 2019

I. Livros publicados/organizados ou edições

Ribeiro, R. C. ; Vedovatto, Dijnane . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: processos de iniciação à docência Coleção Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino - Volume 4. 1. ed. Editora CRV, 2019.

II. Capítulos de livros publicados

MARTINS, A. O.; ONOFRE, M. R.; SOMMERHALDER, A. Formação continuada de professoras da educação infantil: o projeto de extensão "veredas". In: BIZELLI, J. L. e MUZZETI, L. R. (Org.). Educação e Formação de Professores. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2019, v. 1, p. 193-202.

SOUSA, M. C.. O estágio supervisionado no curso de matemática da UFSCar: análise dos sentidos relacionados às aprendizagens docentes a partir das escritas de licenciandos. In: Váldina Gonçalves Costa. (Org.). Teorizando a Pratica e Praticando a Teoria na Formação de Professores. 1a.ed.Campinas: Mercado de Letras, 2019, v. 01, p. 239-262.

SOUSA, M. C.. Atividades de ensino e de pesquisa: unidade dialética na formação de professores de matemática. In: Patrícia Sandalo Pereira; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Maria; Teresa Ceron Trevisol. (Org.). Projetos do Programa Observatório da Educação e o movimento de ensinar e aprender. 01ed.Campo Grande: UFMS, 2019, v. , p. 135-155.

PRENSTTETER GAMA, RENATA; NAKAYAMA, B. C. M. S. ; SILVA, E. S. . Formação e protagonisno curricular no contexto do projeto Educação Matemática nos anos iniciais (EMAI). In: Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches e Lílian Ghiuro Passarelli. (Org.). Formando Formadores para a escola do século XXI: relatos de pesquisa III. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2019, v. 3, p. 203-222.

PRENSTTETER GAMA, RENATA; NAKAYAMA, B. C. M. S. ; HANITA, M. Y. ; QUEIROZ, P. H. . Práticas colaborativas em grupo de pesquisa vivenciado por professores e futuros professores que ensinam matemática. In: Patrícia Sandalo Pereira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Maria Teresa Ceron Revisol. (Org.). Projetos do Programa Observatório da Educação e o movimento de ensinar e aprender. 1ed.UFMS: , 2019, v. 1, p. 84-109.

GALIZIA, FERNANDO STANZIONE; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE . Ampliando casas : Por uma educação musical intercultural. Educação no Século XXI - Volume 46 Neuroeducação e Arte. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 46, p. 95-101.

CAMPOS, D. A.; MELLO, Maria Aparecida . Lyudmila Filippovna Obukhova: aprendizagem e desenvolvimento mental infantil. In: Roberto Valdes Puentes; Andrea Maturano Longarezi. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. IIIed.Uberlândia: EDUFU e Paço Editorial, 2019, v. III, p. 213-236.

III. Artigos completos publicados em periódicos

MORUZZI, ANDREA BRAGA; TOMAZZETTI, CLEONICE MARIA. A pesquisa -com- e a pesquisa -de-: um estudo sobre as pesquisas e a formação de professores da pequena infância. LAPLAGE EM REVISTA, v. 4, p. 71-85, 2019.

SANTOS, MARIA WALBURGA DOS; TOMAZZETTI, CLEONICE MARIA. Formação docente, infância(s) e educação infantil: um panorama no contexto das políticas públicas educacionais brasileiras contemporâneas. LAPLAGE EM REVISTA, v. 4, p. 5-8, 2019.

SOUSA, M. C. Pesquisas de professoras elaboradas no contexto do mestrado profissional em educação da UFSCar. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, p. 148-166, 2019.

SOUSA, M. C.; MOURA, M. O. Estudo das historiografias de Paul Karlson, Konstantin Ríbnikov, Howard Eves e Bento de Jesus Caraça: diferentes modos de ver e conceber o conceito de função. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 25, p. 1081-1099, 2019.

Hermann, A.R. ; SISLA, H. C. . A consciência fonológica no processo de alfabetização em pesquisas recentes. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA, v. 37, p. 27-40, 2019.

RIBEIRO, R. ; Vedovatto, Dijnane . Iniciação docente e consituição da identidade do professor de educação física. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 29, p. 9-27, 2019.

LIMA, H. C. ; GAMA, RENATA PRENSTTETER . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM ENFOQUE NAS PRÁTICAS FORMATIVAS: UM ESTUDO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS. Horizontes, v. 37, p. 1, 2019.

GAMA, RENATA PRENSTTETER; ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE . Elementos articuladores da Prática Profissional na Formação Inicial de professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, v. 16, p. 348-365, 2019.

BANDECCHI, M. ; HORVATH, J.E. ; BRETONES, P.S. . O equilíbrio estelar e a existência de uma massa máxima para as estrelas. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 41, p. e20180250-e20180250-4, 2019.

BRETONES, PAULO S.. Astronomy Education Research: Impact and Future Directions. EPJ WEB OF CONFERENCES, v. 200, p. 01022, 2019.

BEDAQUE, P. ; BRETONES, Paulo Sergio . Nível sonoro medido com aplicativos em aulas de física. A Física na Escola (Online), v. 17, p. 39-45, 2019.

BANDECCHI, M. ; BRETONES, P.S. ; HORVATH, J.E. . O equilíbrio e a estrutura estelar em uma abordagem simples: a Seqüência Principal. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 41, p. e20190031-1-e20190031-6, 2019.

ALVES, S. E. ; SALES, N. L. L. ; MARTINS, S. . A eletricidade a partir do ensino por investigação: uma experiência dialógica na formação continuada de professores. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 14, p. 290-307, 2019.

RAMOS, MÔNICA CUNHA ; SALES, NILVA LÚCIA LOMBARDI ; MARTINS, SILVIA . Luz e vida: um diálogo com professores de Ciências. ENSINO EM RE-VISTA, v. 26, p. 481-503, 2019.

SEITHI KATO, DANILO ; LÚCIA LOMBARDI SALES, NILVA ; COUTINHO SABINO SCORALICK, FERNANDA . Programa ComCultura. REVISTA DE EDUCAÇÃO POPULAR, v. 1, p. 43-58, 2019.

GOMES, B. C. C. ; ZANON, D. A. V. . A educação através da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para os anos iniciais do ensino fundamental: a terra e o universo em foco.. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, p. 146-164, 2019.