Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Produções / Artigos / 2013

2013

Publicações: Ano 2013



I. Capítulos de livros publicados


FREITAS, D. ; GAMA, E. ; GREGOLIN, I. V. ; SALVADOR, J. . A Iniciação à Docência e a Relação Universidade-Escola: desafios de uma parceria. In: Maria do Carmo de Sousa; Clelia de Paula Marques. (Org.). Formacao inicial de professores: parceria universidade-escola na formacao de licenciandos. 1ed.Curitiba: Editora Appris, 2013, v. , p. 45-69.

GREGOLIN, I. V.. Praticas de ensino de lingua espanhola na web: tecnologias dentro (e fora) da sala de aula. In: Odair Luiz Nadin; Viviane Cristina poletto Lugli. (Org.). Espanhol como lingua estrangeira: reflexoes teoricas e propostas didaticas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. , p. 67-82.

GREGOLIN, I. V.; ABREU, A. S. C. ; SALVADOR, J. . Escrita de portifolios e reflexos sobre a docencia na area de Letras do PIBID-UFSCar. In: Elaine Mateus; Michele Salles El Kadri; Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Experiencias de formacao de professores de linguas e o PIBID: contornos, cores e matizes. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013, v. , p. 253-270.

GREGOLIN, I.V. ; ABREU, A. S. C. ; SALVADOR, J. . Escrita de portifólios e reflexões sobre a docência na área de Letras do PIBID-UFSCar. In: MATEUS,E.; EL KADRI,M.S.; SILVA, K.A.. (Org.). Experiências de formação de professores de línguas e o PIBID: contornos, cores e matizes. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 1, p. 253-270.

Leodoro, M.P. ; SOUSA, M. C. ; Lima, M.I.S. . Estudo da realidade na escola: um enfoque etnográfico. In: Maria do Carmo de Sousa; Clelia Mara de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores : parceria universidade-escola na formação de licenciados. 01ed.Curitiba: Appris, 2013, v. 01, p. 137-160.

MELLO, Maria Aparecida ; CAMPOS, D. A. . Bases Conceituais da Obra de A. V. Petrovsky: Implicações nos Processos de Ensinar e Aprender na Escola. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Valdés Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2013, v. 1, p. 263-281.

MIRANDA, Elisangela Matias ; MENTEN, M. L. ; FREITAS, D. . Articulações entre CTS e contextualização presentes nas questões de biologia do ENEM 2008 e 2009. In: Suzani Cassiani; Henrique César da Silva; Alice Helena Campos Pierson. (Org.). Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2013, v. único, p. 179-200.

SOTO, U. ; GREGOLIN, I. V. ; ROZENFELD, C. . A Formação Inicial de Professores de Línguas: Ações Virtuais Colaborativas para a Articulação Teoria-Prática-Reflexão. In: Kleber Aparecido da Silva; Fatima de Gênova Daniel; Sandra Mari Kaneko-Marques; Ana Cristina Biondo. (Org.). A formação de professores de línguas: Novos olhares. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 2, p. 259-280.

SOUSA, M. C.. Quando universidade e escola vivenciam atividades compartilhadas na iniciação à docência: reflexões sobre as barreiras ou forças impeditivas da parceria colaborativa. In: Maria do Carmo de Sousa; Clelia Mara de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores : parceria universidade-escola na formação de licenciados. 01ed.Curitiba: Appris, 2013, v. 01, p. 23-44.

SOUSA, M. C.; GAMA, R. P. . Iniciar um espaço de formação compartilhada entre professores da educação básica e licenciandos: os saberes revelados pelos licenciandos de matemática. In: Maria do Carmo de Sousa; Clelia Mara de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores : parceria universidade-escola na formação de licenciados. 01ed.Curitiba: Appris, 2013, v. 01, p. 219-234.

TRINTA, S. ; Vilela, Denise Silva . Formação continuada no PIBID-UFSCar: uma experiência em aulas de História do ensino fundamental. In: SOUSA, M.C.; MARQUES, C.P.. (Org.). Formação inicial de professores: parceria universidade/escola na formação de licenciandos. 1ed.Curitiba: Appris, 2013, v. 1, p. 199-218.

Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. Casos de Ensino: apreendendo as concepções de professores de Educação Infantil sobre as atividades de brincadeira. In: Vera Lucia M. F. Capellini; Eliana Marques Zanata; Luciene Fereira da Silva; Rita M. Lepre. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. 1a.ed.Bauru: Cultura Acadêmica editora, 2013, v. 1, p. 81-88.
VILELA, D.; ANDRADE, T. . Um diálogo entre a Sociologia da Ciência e a Educação Matemática: a simetria e questão dos significados na matemática escolar. In: Silva, C.C; Prestes, M. E. B.. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed.São Carlos: Tipographia, 2013, v. 1, p. 145-157.

II. Artigos completos publicados em periódicos


ANDRADE, THALES HADDAD NOVAES ; Vilela, Denise Silva . Contributions from sociology of science to mathematics education in Brazil: logic as a system of beliefs. Cultural Studies of Science Education (Print), v. 8, p. 1-16, 2013.

COMIN, B. C. ; SILVA, G. P. ; ONOFRE, M. R. . PIBID NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES OLHARES SOBRE AS ATIVIDADES DE APOIO AOS ESTUDANTES. In: RENATA PRENSTTETER GAMA E MARIA INÊS SALGUEIRO LIMA (ORG). (Org.). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AÇÕES E REFLEXÕES EM DIFERENTES ESPAÇOS. 1ed.Curitiba: Appris, 2013, v. 1, p. 7-207.

FREITAS, D.; OVIGLI, D. F. B. . Os saberes da mediação humana em centros de ciências e a formação inicial de professores. Ensino em Re-Vista (Online), v. 20, p. 111-124, 2013.

FREITAS, D.; PRUDENCIO, C. A. V. ; BOZZINI, I. C. T. . Estudo de dois museus de ciências brasileiros problematizados a partir da perspectiva CTS e paradigma da complexidade. Enseñanza de las Ciencias , v. 1, p. 973-978, 2013.

GAMA, R. P.. Formação em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional: professores experientes e iniciantes de matemática. Contrapontos (Online), v. 13, p. 24-32, 2013.

GOMES, L. R.. Cultura Digital e Formação: implicações políticas do movimento de expansão da EaD no Brasil. Revista Impulso, v. 23, p. 29-39, 2013.

GONZALEZ, A. G. G. ; CARAN, A. M. ; CAMPOS, D. A. ; MELLO, Maria Aparecida . Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, p. 896-909, 2013.

Guillen, J.D. ; SOUSA, M. C. . Reflexões sobre percepções de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de número. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 08, p. 100-116, 2013.

MORASCO JUNIOR, O. C. ; GAMA, R. P. . Aprendizagem da docência em contexto de formação interdisciplinar e colaborativa. In: Renata Prenstteter Gama;Maria Inês Salgueiro Lima. (Org.). Formação inicial de professores : ações e reflexões em diferentes espaços. 1ed.Curitiba: Appris, 2013, v. 1, p. 179-202.

MORASCO JUNIOR, O. C. ; GAMA, R. P. . Avaliação externa e as repercussões de uma escola de baixo rendimento. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 107-114, 2013.

NUNES, M. B. T. ; JULIO, Josimeire M . A Dinâmica de Aulas Investigativas de Ciências e no Desenvolvimento da Escrita no 5º Ano do Ensino Fundamental. Enseñanza de las Ciencias , v. 31, p. 3479-3483, 2013.

PASSOS, C. L. B. ; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, R. P. . Narrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 327-339, 2013.

PAVESI, Alessandra ; FREITAS, D. . Desafios para a ambientalização curricular no ensino superior brasileiro. Enseñanza de las Ciencias , v. 1, p. 2678-2682, 2013.

PAVESI, Alessandra ; FREITAS, D. ; LOPES, B. P. C. S. . Horticultura comunitária e construção de sistemas socioecológicos sustentáveis. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (Online), v. 10, p. 19-29, 2013.

PUCCI, B. ; GOMES, L. R. . A Pós-Graduação a Distância virtual na formação de docentes da educação básica: questões. Educacao em Perspectiva (Online), v. 4, p. 295-316, 2013.

RINK, Juliana. Dia da árvore. In: João Guilherme Rodrigues. (Org.). Múltiplos olhares na construção do conhecimento. 1ed.Jundiaí - SP: InHouse, 2013, v. 1, p. 228-233.

RINK, Juliana. Raízes da Educação Ambiental - o movimento ambientalista. In: João Guilherme Rodrigues. (Org.). Múltiplos olhares na construção do conhecimento. 1ed.Jundiaí - SP: In House, 2013, v. 2, p. 149-156.

RODRIGUES, M. C. C. ; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali ; MACHADO, D. D. ; SANTOS, J. B. O. ; ONOFRE, M. R. ; MONTEIRO, M.I ; SANTOS, T. P. . Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção. Saberes (Natal), v. 1, p. 89-110, 2013.

RODRIGUES, M. C. C. ; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali ; MACHADO, D. D. ; SANTOS, J. B. O. ; ONOFRE, M. R. ; MONTEIRO, M.I ; SANTOS, T. P. . Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção. Interaccoes, v. 9, p. 1, 2013.

SANTOS, T. S. ; SOUSA, M. C. . Narrativas Reflexivas de Licenciandos de Matemática a partir das vivências feitas com Atividades Orientadoras de Ensino. Perspectivas da Educação Matemática, v. 6, p. 67-79, 2013.

SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P. . Iniciar um Espaço de Formação Compartilhada entre Professores da Educação Básica e Licenciandos: os Saberes Revelados pelos Licenciandos de Matemática. In: Maria do Carmo de Sousa; Clelia de Paula Marques. (Org.). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS. 1ed.Curitiba: Appris, 2013, v. 1, p. 219-234.

SOUSA, M. C.. Escritas reflexivas na formação de professores de Matemática. Leitura. Teoria & Prática, v. 31, p. 81-95, 2013.

SOUSA, M. C.. Parceria Escola-Universidade: contribuições para a formação de professores de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 6, p. 07-22, 2013.

SOUSA, M. C.. Quando professores que ensinam Matemática elaboram produtos educacionais, coletivamente, no âmbito do Mestrado Profissional. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 27, p. 875-899, 2013.

TAVARES, D. ; FREITAS, D. ; SANTOS, Mariana dos . A construção da profissão professor - importância do passado para o futuro. Enseñanza de las Ciencias , v. 1, p. 3499-3503, 2013.

VERRANGIA, Douglas. A formação de professores de ciências e biologia e os conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira. Magis (Editorial Pontificia Universidad Javeriana), v. 06, p. 105-117, 2013.

 Zanon, Dulcimeire Ap. Volante; QUEIROZ, Salete Linhares . Elaboração de situações-problemas por estudantes de pós-graduação em Química: implicações na prática educativa. Enseñanza de las Ciencias , v. 1, p. 3780-3784, 2013.