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Egressos

EX-ALUNO: 

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EGRESSOS

2015 

Aluno(a): Luciana Cressoni

Data da defesa: 17 de dezembro de 2015 

Título: "(Re)construindo sentidos: o discurso sobre ser professor de língua portuguesa no Brasil".

Banca: Profa Dra Ana Silvia Couto de Abreu (orientadora); Profa Dra Isadora Valencise Gregolin (UFSCar); Profa Dra Claudia Castellanos Pfeiffer(UNICAMP)

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Aluno(a): Humberto Gonçalves

Data da defesa: 10 de dezembro de 2015
Título: "A aprendizagem de Energia Elétrica visando uma alfabetização científica no ensino de Física na perspectiva CTSA".
Resumo: O presente trabalho visa investigar como pode ser promovida uma Alfabetização Científica, aos estudantes de física do terceiro ano do ensino médio, explorando os conceitos de energia elétrica. Para tal, foi desenvolvida uma Intervenção Didática, que articula a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) a um Tema Controverso Sócio Científico (TCSC), com a resolução de uma Situação Problema gerado pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará. Discutiu a controvérsia descrita em um texto, intitulada “Energia elétrica, problema e solução“, como norteador das atividades desenvolvidas pelos estudantes com propósito de conduzir o trabalho em responder, a seguinte pergunta: Como Temas Controversos trabalhados na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente contribuem na aprendizagem dos conceitos que envolvem a geração de energia elétrica? Como os conceitos de física que envolve a geração de energia se relacionam com a Alfabetização Científica desses alunos? Ao término do cumprimento das etapas da Intervenção Didática, os estudantes foram convidados a um debate simulado, o qual foi coletado com captação de áudio e vídeo, com mediação do professor, discutindo os aspectos relevantes das fontes energéticas que poderia ser a substituta de Belo Monte. Também foi proposta aos participantes uma atividade escrita levando em consideração os aspectos ambientais, sociais, científicos e tecnológicos. Os materiais foram comparados para verificar nas falas e escritas dos estudantes como eles articularam as relações da ciência e tecnologia, sociedade e ambiente, com isso foi possível identificar através das habilidades desenvolvidas a aprendizagem de transformações de energia elétrica.
Banca: Profa Dra Josimeire Meneses Julio (orientadora); Prof Dr Marlon Caetano Ramo Pessanha (UFSCar); Pro Dr Danilo Seith Kato (UFTM)

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Aluno(a): Eliana Alves Arxer - Defesa

Data: 07 de dezembro de 2015 
Título: "A educação matemática na perspectiva CTS: ações e reflexões de uma professora".

Resumo: A abordagem de ensino baseada na perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) tem recebido destaque nas publicações da área de Educação, pois favorece a formação do pensamento crítico. Neste sentido, este trabalho visa ser inovador na medida em que retrata a prática reflexiva numa perspectiva CTS, articulada com conteúdos de Matemática, a partir da temática “energia elétrica e ano internacional da luz”. A escolha dessa temática deu-se devido a sua relevância na atualidade e pelo seu potencial de favorecer o interesse e a motivação pelos alunos. Assim, o objetivo deste estudo consistiu em analisar as ações e as reflexões de uma professora ao abordar conteúdos de Matemática na perspectiva CTS e reflexiva de ensino. Para tanto, foi planejada e executada uma sequência didática junto a duas turmas de nonos anos de uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo. O registro em vídeo de cada etapa da sequência didática realizada e os registros escritos dos envolvidos – professora, interlocutora e alunos – foram analisados de forma qualitativa a fim de identificarmos a relevância das ações e reflexões da professora. Podemos afirmar que o planejamento e a execução de atividades com uso de estratégias de ensino diferenciadas favoreceram a participação ativa dos alunos bem como a interação entre eles com a professora. Assim, a professora procurou desenvolver suas ações de ensino com maior criatividade e criticidade, de acordo os pressupostos da abordagem CTS, com repercussão positiva em sua prática pedagógica. Ao analisar a própria prática, a docente expôs a realidade no contexto educacional em que vive, considerando suas angústias, incertezas, assim como entusiasmo. Esses sentimentos foram desvelados ao rever sua postura por meio do processo ação-reflexão-ação que provocou uma revisão da própria prática e a busca de superação de ilusões pedagógicas e individualistas da atuação docente, embora reconheçamos que toda e qualquer mudança não é uma ação fácil. É processual, exige determinação e o desejo do desafio. Nesse sentido, as reflexões promovidas neste trabalho visam contribuir para a formação inicial e continuada de professores que desejam atuar com esta abordagem de ensino e, dessa forma, provocar discussões no processo de ensino e aprendizagem no panorama atual.

Banca:
Profa Dra Dulcimeire Aparecida Volante Zanon (orientadora); Profa Dra Daniela Gonçalves de Abreu (USP - Ribeirão Preto); Profa Dra Renata Prenstteter Gama (UFSCar).

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Aluno(a): Maria Estela Maciel Freitas 

Data da defesa: 21 de setembro de 2015

Título: "Projeto COM-Vida: análise da experiência na Escola estadual Antonio Padilha-Sorocaba/SP".
Banca: Profa Dra Denise de Freitas (orientadora); Profª Drª Adriana Marcela Bogado (UFSCar); Profa Dra Luísa Dias Brito (UNIFAL)

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Aluno(a): Gisele Dionísio

Data da defesa: 14 de agosto de 2015

Título: "Formação continuada de professores de matemática na EFAP: os significados de um grupo de professores".

Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, procura responder ao problema: Quais são os significados dados por um grupo de professores em relação às formações continuadas que participam oferecidas pela EFAP- Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores? Para isso, construímos um referencial teórico fundamentando os elementos básicos relacionados à formação continuada de professores nos últimos 40 anos até as concepções atuais de formação continuada. Traçamos um panorama das políticas públicas da Secretaria Estadual de Educação SEE-SP contextualizando a criação da EFAP. Abordamos o desenvolvimento profissional dos professores de matemática e destacamos a questão do professor reflexivo. A investigação foi realizada considerando as propostas de formação continuada promovidas pela EFAP durante os anos de 2009 a 2013. Para conhecer o perfil dos professores de matemática participantes desses cursos de formação continuada aplicamos um questionário a vinte e cinco professores. Destes selecionamos um grupo para aprofundar a coleta de dados com a realização de entrevistas. Para apreender a compreensão dos professores sobre os cursos de formação continuada que realizaram, a pesquisa se utiliza dos conceitos de produção de sentidos e significados presentes na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2008). Nos pautamos em Bardin (1997) para a análise dos dados. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que os significados atribuídos pelos professores aos cursos de formação continuada oferecidos pela EFAP estão relacionados a um conjunto de fatores tais como: contato com os pares, atividades práticas, certificação e conhecimento novo em relação às discussões pedagógicas e didáticas.

Banca:
Profa Dra Wania Tedeschi (orientadora); Profª Drª Maria do Carmo de Sousa (UFSCar); Prof Dr Armando Traldi Jr. (IFSP/São Carlos)

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Aluno(a): Emerson de Souza Silva

Data da defesa: 06 de agosto de 2015

Título: "Desenvolvimento curricular de matemática nos anos iniciais na perspectiva do professor e do coordenador: um estudo do projeto EMAI de São Paulo".
Banca: Profa Dra Renata Prenstteter Gama (orientadora); Profª  Drª Wania Tedeschi(IFSP/UFSCar); Prof Dr Armando Traldi Jr. (IFSP/São Carlos)

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Aluno(a): Andrea Antunes Lemo Vieira

Data da defesa: 06 de agosto de 2015

Título: "A disciplina eletiva ´Dos barracos às mansões´: relações com os saberes".
Banca: Profa Dra Maria do Carmo de Sousa (orientadora); Profa Dra Leila Leane Lopes Leal (Diretoria de Ensino/SEE); Profª  Drª Renata Prenstteter Gama(UFSCar)

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Aluno(a): Karinne Padua

Data da defesa: 05 de agosto de 2015

Título: "Uso de portfólios em diferentes práticas: um olhar de uma educadora".

Banca: Profa Dra Denise Vilela (orientadora); Profa Dra Anna Regina Lanner de Moura (UNICAMP); Profª  Drª Renata Prenstetter Gama (UFSCar)

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Aluno(a): Naila Fernanda Matielo Cavalcante

Data da defesa: 04 de agosto de 2015

Título: "Problematizações a partir de situações emergentes do cotidiano: compreensões e possibilidades envolvendo práticas de contagem, de medida e de percepção espacial em turmas de crianças de quatro anos".
Banca: Profa Dra Maria do Carmo de Sousa (orientadora); Profa Dra Marisa da Silva Dias (UNESP-Bauru); Profª  Drª Alessandra Arce (UFSCar)

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Aluno(a): Solange Bonifácio

Data da defesa: 28 de julho de 2015

Título: "Educação das relações étnico-raciais e produção de textos na escola: traços, letras, cores e vozes das crianças".
Banca: Prof Dr Douglas Verrangia Corrêa da Silva (orientador); Profª  Drª Kiusam Regina de Oliveira  (Prefeitura Municipal de São Paulo); Profa. Dra. Isadora Valencise Gregolin (UFSCar).

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Aluno(a): Geandro de Oliveira

Data da defesa: 25 de junho de 2015

Título: "Processo de elaboração de uma matriz curricular: especificidades do ensino e aprendizagem de língua espanhola no CEL São Carlos".
Banca: Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (orientadora); Profª  Drª Leila Leane Lopes Leal (Diretoria de Ensino de São Carlos/SEE); Prof. Dr. Ademar da Silva (UFSCar)

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Aluno(a): Anderson Bençal Indalécio

Data da defesa: 19 de junho de 2015

Título: "Entre imigrantes e nativos digitais: a percepção docente sobre as novas tecnologias da informação e comunicação NTIC) e o ensino da Educação Física".

Resumo: O presente estudo objetivou o entendimento de fatos advindos de processos educativos aplicados ao ensino da Educação Física em nível de Educação Básica, estabelecidos por agentes de distintas gerações e mediatizados por recursos da nova tecnologia. As análises sistemáticas do fenômeno permearam a compreensão de fatores relacionados ao nível de percepção sobre o objeto tecnológico de professores classificados como Imigrantes e Nativos Digitais, em primeira instância; para a posteriori, constatação da relação assentada entre a concretude do nível perceptível expresso pelo docente e a apropriação das ferramentas tecnológicas nos processos de ensino e de aprendizagem no qual atuam. Baseada em referencial de pesquisa qualitativa, a metodologia utilizada para o alcance de explicações acerca desta temática englobou os instrumentos de coletas de dados: questionário estruturado; entrevistas por pautas; observações de aulas e filmagens. A aplicação da pesquisa compreendeu dois momentos, sendo: uma exploração diagnóstica sobre a dimensão supracitada no contexto da totalidade de indivíduos que constituem a população de pesquisa, formada por professores de Educação Física efetivos em uma rede municipal de ensino de um munícipio do Noroeste Paulista, e, por conseguinte, análise minudenciada da visão e respectiva prática de professores de ambas categorias geracionais, e distintos níveis de percepção sobre as NTIC, no trato pedagógico mediado por recursos tecnológicos aplicado à Educação Física na escola. Neste contexto fora verificado que os intervenientes nos processos de apropriação dos recursos tecnológicos e aplicados junto aos educandos são influenciados em maior medida pelo nível de percepção mantido pelo sujeito com o objeto tecnológico, logo, não se justificam, necessariamente, na dimensão geracional do professor. Deste modo, a adequação de propostas didáticas significativas com a utilização das NTIC remete a percepção e, respectiva, apropriação criticamente avultante da tecnologia no cotidiano pessoal e profissional. Por fim, a respeito dos processos interacionais objetivados na construção de novos conhecimentos, as potenciais lacunas didáticas e conceituais decorrentes das ações pedagógicas mediadas por recursos tecnológicos nas práticas educacionais observadas tendem a ser minimizadas por ações comunicativas reflexivas, direcionadas ao diálogo, entre os agentes educador, educando e objeto tecnológico.

Banca: Prof Dr Douglas Aparecido de Campos (orientador); Profª  Drª Maria Aparecida Mello (UFSCar); Prof Dr Ivair Fernandes de Amorim (IFSP).

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2014

Aluno(a): Juliana Romero de Mendonça

Data da defesa: 09 de dezembro de 2014

Título: Estudo da temática refrigerante numa situação de ensino: evidências de aprendizagem.

Banca: Profª Drª Dulcimeire Aparecida Volante Zanon (orientadora); Profª Drª Salete Linhares Queiroz (USP) ;Profª Drª Maria do Carmo de Sousa (UFSCar) ; Profª Drª Ana Cláudia Kasseboehmer (USP/São Carlos); Prof Dr Paulo Bretones (UFSCar).

 

 

 

 

 

 

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